Currículo de Educação Física

Remete-se a 1902 surgir a Educação Física (adiante designada por EF) no ensino primário e em 1905 no ensino secundário. Em 1911 implementa-se nos três graus de ensino (primário: elementar, complementar e superior). Os primeiros programas de E.F. para o ciclo preparatório aparecem em 1968 sendo alterados em 1971, ano em que a EF passou a estar sob tutela da Direcção Geral de Educação Física e Educação Escolar, saindo definitivamente da alçada da Mocidade Portuguesa.

No ano lectivo de 1974/75 são publicados os programas para o ensino preparatório. No entanto, existiam professores alheios a esse facto. A classificação qualitativa da disciplina passa a ser obrigatória apesar dos alunos só poderem reprovar por falta de assiduidade. Em 1979 são aprovados os programas de E.F. para o ensino primário. Em 1991 aprova-se o regime jurídico da Educação Física e do Desporto Escolar: a EF é uma disciplina curricular obrigatória dos ensinos básico e secundário, desenvolve-se através de programas próprios e dispõe de 3 horas semanais. (1)

Atualmente existem os seguintes documentos de referência para a Educação Física, conforme apresentados no site do CNAPEF.

Orientações Curriculares para o Pré-Escolar

Programas de Educação Física

Aprendizagens Essenciais para a Educação Física

Metas de Aprendizagem para a Educação Física


  1. A disciplina de Educação Física: oferta e procura de licenciados de Educação Física .Elvira Manuela Ramos Ferreira
    Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra (in Boletim SPEF Boletim 28-29.p65) ↩︎

Deixe um comentário