A voz dos professores

De acordo com o jornal PúblicoMetade dos professores mais jovens pondera deixar a profissão. Um em cada cinco professores considera abandonar a carreira nos próximos cinco anos, mas essa proporção é bastante mais alta entre os professores mais jovens, abaixo dos 30 anos: 50% ponderam fazê-lo. Para o investigador da Nova SBE Luís Catela Nunes, que coordenou a realização do estudo A Voz dos Professores, feito a partir de um inquérito a mais de quatro mil professores, tal pode estar relacionado com o facto de estarem “a explorar outras oportunidades de carreira”.

Ainda no mesmo artigo “… Apesar das dificuldades, 70% dos professores afirmam que escolheriam novamente esta profissão — quatro em cada cinco professores admitem que ser docente foi a sua primeira escolha profissional. O gosto pelo ensino, a relação com os alunos e o sentimento de missão são os principais motores da permanência na profissão. A maioria dos professores aponta os alunos como a principal fonte do seu reconhecimento (42%), muito acima da sociedade em geral (15%).”

Ver mais aqui: O Estudo “A Voz dos Professores: Motivações, Desafios e Barreiras ao Desenvolvimento da Carreira”, promovido pela Fundação Pedro Queiroz Pereira em parceria com o Centro de Economia da Educação da Nova SBE e com a Universidade do Minho, tem em como objetivo contribuir para a valorização e para o futuro desta profissão no nosso país.

Deixe um comentário