School.FernandoTavares

Educação é para todos...

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Welcome to school.fernandotavares

Parecer 5/2016 do Conselho Nacional de Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Parecer 5/2016 do Conselho Nacional de Educação

Conselho Nacional de Educação no seu parecer 5/2016 emite uma série de considerandos e recomendações de grande relevância.

Destacamos:

  • "21.2 — No que se refere à delimitação do número de alunos por turma seria importante que o Governo definisse, em função do número de alunos da escola, do tipo de curso e dos alunos com NEE, por ano de escolaridade e por ciclo de estudos, um algoritmo que permitisse às escolas saberem o teto de turmas que poderiam usar e, dentro dele,serem autónomas no ordenamento dos grupos de alunos, conforme as necessidades e possibilidades da própria escola.
Actualizado em Sábado, 10 Dezembro 2016 17:40 Continuar...

Education at Glance 2016 - OECD Indicators

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Education at a Glance 2016

Foi publicado pela OECD mais um relatório sobre a Educação no mundo: Education at Glance 2016 - OECD Indicators. Para ver o relatório clique aqui.

Alguns indicadores:

  • Os países da OCDE gastam em média 5.2% do seu PIB em instituições de ensino, desde a educação primária ao ensino superior, somando-se os gastos do ensino público e privado.
  • Persistem as desigualdades de género. Em 2014, em média, o triplo de homens obtiveram o grau de engenheiro relativamente às mulheres, enquanto na área da educação foi ao contrário: as mulheres eram quatro vezes mais as que obtiveram licenciatura relativamente aos homens.
  • As desigualdades de género nos campos de estudo refletem-se no mercado de trabalho, em última análise na entrada no mercado.Por exemplo, os licenciados em engenharia ganham em média mais 10% que outros adultos com educação superior, enquanto que os licenciados das ciências da educação ganham cerca de 15% menos.
  • Apesar da recessão económica de 2008, a despesa por estudante em todos os níveis de educação vem aumentando, em média, nos países da OCDE.

Actualizado em Sábado, 10 Dezembro 2016 16:07

Uma escola que brinca, pula e dança

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mais um excelente artigo em que se apresentam dados concretos acerca da correlação entre a necessidade de mais atividade física e o sucesso escolar.

"A aptidão física está associada ao rendimento académico?

Num estudo realizado em Portugal com 1286 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, avaliou-se a aptidão cardiorrespiratória (capacidade para se captar, transportar e utilizar o oxigénio permitindo realizar as actividades do dia-a-dia com menor esforço) e o rendimento académico dos alunos ao longo de três anos. No final do estudo, os alunos com maior aptidão cardiorrespiratória eram os que tinham notas mais elevadas em quatro disciplinas centrais (ver infografia, adaptada do artigo Longitudinal Relationship between Cardiorespiratory Fitness and Academic Achievement.2016 Sardinha LB, Marques A, Minderico C, Palmeira AL, Martins S, Santos DA, Ekelund U. Med Sci Sports Exerc 48:839-44.)

Recomendações

As crianças e jovens a partir dos 5 anos devem acumular pelo menos 60 minutos/dia de actividade física de intensidade no mínimo moderada. Pode ser conseguido através de jogos e brincadeiras activas livres e não estruturadas (sobretudo até aos 7-8 anos) ou da prática de um ou vários desportos, andar de bicicleta, nadar, ou dançar; dentro e fora da disciplina de Educação Física. É também importante a inclusão de actividades de intensidade mais vigorosa, e das que estimulam a força muscular, pelo menos 3 vezes por semana. O tempo total de écran de natureza recreativa (incluindo ver televisão) deve ser limitado a menos de 2h por dia a partir dos 5 anos. Até lá, deve ser evitado (0-2 anos) ou limitado a menos de 1 hora (2-4 anos)."

A ler aqui no Público o artigo completo.

Pág. 2 de 10

Sobre o site

Novos visitantes hoje:0
Novos visitantes ontem:10
Visitantes41873
Visualizações hoje:154
Total de visualizações:505564
Desde:2011-10-24

Visitante atual

United States

Unknown Bot
Your IP: 54.242.236.164

Quem está Online

Temos 52 visitantes em linha

Onde estão?

You are here Home
Copyright © 2018 www.school.fernandotavares.com.pt. Todos os direitos reservados. Designed by JoomlArt.com. Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.