School.FernandoTavares

Educação é para todos...

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Welcome to school.fernandotavares

O que vai mal segundo a IGE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Escolas sentem-se prejudicadas por leis tardias que não têm em conta "realidade do país".!

O recente relatório da Inspeção Geral de Educação aponta uma série de potenciais problemas que colocarão em risco o início do ano letivo de 2014/2015.

"Entre outras recomendações, o relatório frisa que se deve publicar os “normativos atempadamente” e, tendo em conta a quantidade de turmas que funciona com menos alunos do que o previsto por lei, devia avaliar-se “a eficácia e a eficiência dos limites estabelecidos”.

Numa primeira fase – que vai de finais de Julho a 9 de Agosto e que decorreu em 75 unidades orgânicas –, a inspecção verificou que a preparação do ano lectivo de 2013-2014 foi condicionada pela publicação tardia de decretos-lei, o que provocou “dificuldade na implementação da nova matriz curricular” e “indefinição na organização das Actividades de Enriquecimento Curricular”, no 1.º ciclo. Havia turmas que não estavam previstas na rede escolar e “com um número de alunos inferior” àquele que está estipulado, o que carece de autorização da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)”. in Público Online

Ver aqui o relatório da IGE: Organização do Ano Letivo 2013-2014 – Relatório (junho de 2014)

Lançamento do ano letivo 2014/2015: Lançamento do Ano Letivo 2014-2015 (julho de 2014)

Actualizado em Domingo, 10 Agosto 2014 10:58

Entrar no ensino superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estatísticas sobre os cursos superiores ministrados em Portugal.

Base de dados do Ministério da Educação e Ciência sobre dados e estatísticas dos cursos superiores.

Actualizado em Quarta, 02 Dezembro 2015 12:15

Atlas da Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho

"A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova, apresenta os resultados finais do estudo “Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho”, que decorreu entre 2012 e 2013, cuja equipa foi liderada pelo Professor David Justino.
Com este estudo, a EPIS quis disponibilizar um instrumento de trabalho, de base nacional e concelhia, que permitisse:

  • entender de uma forma expedita a evolução dos principais indicadores da Educação a partir dos Censos de 1991, 2001 e 2011;
  • aferir, de uma forma cientificamente justificada, o desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho, medidos em relação às expectativas de cada contexto socioeconómico.

Este estudo, de natureza macro (base nacional) e meso (base concelhia), que permite uma leitura objetiva do desempenho da Educação em Portugal nos últimos 20 anos, tem como destinatários todos os profissionais e não profissionais ligados à Educação: equipas dos gabinetes governamentais, deputados, equipas das direções gerais e regionais do Ministério da Educação e Ciência, autarcas e técnicos de autarquias, diretores de escolas, professores, pais e encarregados de educação, e cidadãos informados.
Os resultados deste estudo devem servir de base à reflexão, mas dar origem à ação. Há grandes desafios de Educação em muitos concelhos e regiões do país que urge atacar, para garantir a convergência de Portugal para os objetivos europeus de 2020.
A EPIS deseja que o ATLAS DA EDUCAÇÃO contribua para a melhoria da Educação em Portugal e, assim, para a realização pessoal de todos os jovens portugueses. "

in Atlas da Educação.

Autores: David Justino, Liliana Pascueiro, Luísa Franco, Rui Santos, Sílvia Almeida e Susana Batista

Actualizado em Terça, 20 Outubro 2015 20:59

Pág. 6 de 10

Sobre o site

Novos visitantes hoje:0
Novos visitantes ontem:7
Visitantes43187
Visualizações hoje:106
Total de visualizações:571668
Desde:2011-10-24

Visitante atual

United States

Unknown Bot
Your IP: 54.224.220.72

Quem está Online

Temos 63 visitantes em linha

Onde estão?

You are here Home
Copyright © 2018 www.school.fernandotavares.com.pt. Todos os direitos reservados. Designed by JoomlArt.com. Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.