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Planeamento

Plano de turma em educação física

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PLANO DE TURMA: ORIENTAÇÕES GERAIS

1ª Fase – Orientação / Avaliação Inicial

Finalidade

Recepção e organização dos alunos/turma.

Recolha de dados sobre o desempenho motor dos alunos em todas as matérias de ensino do respectivo programa de escola

Revisão/reforço dos objectivos do programa do (s) ano (s) anterior (es).

Data de realização / Duração

Realiza-se no início do ano lectivo (Set./Out.) ou no início de cada ciclo de actividade, consoante a organização curricular adoptada pelo professor (por ETAPAS ou por CICLOS).

Com a duração de 3 a 6 semanas esta fase deverá ser alargada no tempo, sempre que necessário, de forma a cumprir a sua finalidade.

Objectivo da avaliação inicial

Avaliar as competências e os objectivos terminais do programa do nível anterior relativamente ao programa a aplicar em cada ano, em cada uma das matérias de ensino.

Condições de realização

As condições de realização são as constantes do protocolo de avaliação inicial aprovado.

Instrumentos de registo

Fichas de avaliação por matéria de ensino (ao critério do professor), com a utilização por exemplo, do seguinte código:

  • Não tem desempenho
  • Desempenho com dificuldades significativas
  • Desempenho satisfatório (sem dificuldades significativas)
  • Bom desempenho
  • Excelente desempenho

Como é natural consideram-se outras metodologias de observação e registo.

  • Fichas de registo “Condição Física/Fitnessgram”. Para registo de resultados dos testes de condição física complementares e dos testes Fitnessgram.
  • Fichas de síntese da avaliação inicial (igual para todos os professores). Considera-se a utilização de protocolos complementares, conforme as necessidades e a organização do plano-turma.

 

2ª Fase: Aprendizagem, Desenvolvimento e Aplicação

Finalidade

Concretização das decisões tomadas após a avaliação inicial, no que respeita ao desenvolvimento dos programas das diferentes matérias de ensino, em cada turma (Plano de Turma).

Data de realização / Duração

Realiza-se imediatamente após a fase de avaliação inicial.

Tem uma duração de 20/25 semanas aproximadamente (Novembro/ até final de Abril/Maio) ou por ciclos de actividade de acordo com o plano de turma e plano curricular para o ano lectivo.

Operacionalização

Selecção de competências / conteúdos a desenvolver em cada matéria de ensino (nível de actividade), tendo em conta:

  • Nível de desempenho inicial dos alunos da turma;
  • A projecção das competências e dos objectivos terminais a alcançar em cada matéria de ensino, em função das carências evidenciadas pelos alunos e os objectivos mínimos definidos para as mesmas em grupo, de acordo com o programa de escola.

Previsão da carga horária anual em cada matéria de ensino, conjugando equilibradamente, na sua distribuição, a carga horária geral da disciplina, as prioridades de aprendizagem e as competências/ objectivos definidos.

Definição de etapas de aplicação do plano (Aprendizagem, Desenvolvimento e Aplicação), tendo em conta:

  • As prioridades de aprendizagem estabelecidas;
  • A definição de competências/objectivos intermédios por etapa ou ciclo;
  • A organização temporal do ensino de cada matéria (períodos massivos; alternância/ combinação com outras matérias,…)
  • A polivalência dos espaços distribuídos e as condições climatéricas;
  • A escolha / marcação dos momentos específicos de avaliação formativa (finais de etapas) e sumativa (finais de período).

Elaboração de unidades didácticas e esquematização dos planos de aula/blocos de aula.

3ª Fase: Revisão e Consolidação

Finalidade

Possibilitar a recuperação e/ou a consolidação dos objectivos seleccionados por matéria de ensino e em casos que tal seja adequado apresentar novos objectivos.

Recolha de dados sobre o desempenho motor dos alunos em todas as matérias de ensino do respectivo programa tendo como referência os objectivos e competências seleccionados e desenvolvidos, assim como sobre todos os outros parâmetros da avaliação, possibilitando uma apreciação global dos alunos.

Data da realização / duração

Realiza-se durante 4 semanas (Maio/ Junho) ou no final de cada ciclo.

 

Operacionalização

Selecção de competências/objectivos e conteúdos significativos em todas ou algumas matérias de ensino em função das necessidades de consolidação/recuperação evidenciadas pelos alunos da turma.

Apresentação das competências e objectivos do ano seguinte nos casos em que os alunos evidenciem um bom desempenho motor nas matérias de ensino desenvolvidas.

Reorganização das matérias de ensino tendo em conta a carga horária prevista para cada matéria nesta fase e os espaços distribuídos.

  • Definição de estratégias a utilizar no sentido de superar as dificuldades evidenciadas pelos alunos:
  • Criação de grupos de trabalho por níveis de dificuldade.
  • Situações de aprendizagem individualizada.
  • Apoio dos alunos com melhor desempenho aos alunos com um desempenho mais fraco.


Avaliação Final

A avaliação final deverá possibilitar ao professor a recolha de dados que concretizem/ consolidem todo o processo de avaliação realizado ao longo do ano, assim como ao aluno perceber o nível global de desempenho conseguido em cada matéria de ensino (ponto de chegada).

A avaliação final deverá constituir o último bloco de desenvolvimento de cada matéria de ensino. Refere-se aos objectivos seleccionados em cada matéria, avaliados em situação de aplicação concreta (ex: jogo; prova; acção defensiva;…), sendo a sua duração tão alargada quanto necessária.

A observação directa deverá ser a forma de avaliação a privilegiar, devendo criar-se para o efeito situações de aplicação concreta dos desempenhos adquiridos.

Os torneios finais de desporto colectivo e individual a apresentação de uma coreografia, etc., são exemplos de formas adequadas de organização das sessões da avaliação final, dentro de cada turma. Momentos de avaliação com exercícios critério ou mensuráveis poderão complementar a avaliação.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ORIENTAÇÕES GERAIS

Caracterização

O processo de avaliação deverá ter um carácter essencialmente formativo, assentando a sua concretização numa perspectiva de avaliação contínua, estabelecendo-se momentos próprios de avaliação formativa.

A avaliação deve ser encarada como um mecanismo de regulação do processo de ensino-aprendizagem e de certificação de competências e/ou objectivos alcançados.

Sendo o ensino da Educação Física um ensino que assenta fundamentalmente em aprendizagens motoras, este ensino caracteriza-se por aprendizagens em “espiral cumulativa”, isto é, as aprendizagens do nível avançado do futebol, “assentam” em aprendizagens do nível elementar, que por sua vez assentam em aprendizagens do nível introdutório.

Assim na mesma turma alunos diferentes poderão estar em níveis diferentes na mesma matéria/conteúdo.

Definimos assim, de acordo com o programa curricular de escola, níveis classificativos para:

  • Cada matéria de ensino;
  • Domínio dos conhecimentos específicos da disciplina;
  • Realização de testes de condição física/Fitnessgram

No que respeita às competências sociais (assiduidade, pontualidade, cooperação com os colegas e o professor, empenho, fair-play, ética desportiva, responsabilidade pelo uso adequado de instalações e materiais) sendo estas competências, derivadas da área das atitudes (manifestação repetida de comportamentos) e valores ético-sociais, são intrínsecas ao individuo, pouco ou nada alteráveis no decurso das diferentes situações de aula, e portanto são observáveis de igual forma nas diferentes matérias.

Assim sendo, consideramo-las em todas as situações de avaliação sumativa e formativa.

No caso particular da aprendizagem motora – matéria “prática” específica da disciplina, considera-se necessário para o aluno ser avaliado/classificado, a prática efectiva em pelo menos 50% das aulas dadas dessa matéria. Caso se verifique uma situação de impossibilidade prolongada de prática, de acordo com a legislação em vigor, o professor utilizará outra metodologia de avaliação adequada.

Momentos

Avaliação inicial

Realiza-se no inicio do ano lectivo e/ou no início de cada unidade didáctica (actividade/modalidade), tendo por base o protocolo de avaliação inicial e as orientações definidas para a 1ª fase do plano de turma bem como as orientações de avaliação diagnóstico específico para cada matéria de ensino.

Avaliação formativa e sumativa

Os momentos de avaliação formativa e/ou sumativa deverão ser determinados por cada professor tendo em conta a dinâmica própria do processo de desenvolvimento das diferentes matérias e os momentos de avaliação periódica definidos pela escola (fim do período).

Considera-se importante, no desenvolvimento do Plano de Turma, a marcação de momentos específicos de avaliação formativa no final de cada etapa, permitindo a ligação adequada da etapa seguinte aos resultados obtidos na anterior.

Avaliação final

Realiza-se no fim do ano tendo por base as orientações definidas para a 3ª fase do Plano de Turma.

Metodologia

A forma de avaliação prática utilizada é, essencialmente, a observação directa em situações de desempenho motor individuais ou colectivas (exercícios critério ou situação de jogo). O professor deverá também utilizar todas as outras formas que lhe possibilitam uma recolha de dados sobre o aluno, nomeadamente, no que respeita à sua participação, evolução, nível de conhecimentos, competências sociais.

No que respeita às competências sociais e comportamentos como sejam o empenho, cooperação, assiduidade, pontualidade, fair-play, ética desportiva, estas são avaliadas nas situações em que se manifestam ou não se manifestam, quer durante as aulas quer através de situações especialmente propícias.

Assim a pontualidade é avaliada não só na aula propriamente dita, mas também no cumprimento de prazos estabelecidos para entrega de trabalhos individuais e de grupo, por exemplo.

A identificação, descrição e utilização de termos específicos e em língua estrangeira (competências transversais no EB) são avaliadas em situação de aula prática ou recorrendo a testes e fichas formativas/sumativas ou questionamento verbal.

O conhecimento específico da matéria de Educação Física pode ser avaliado também sob a forma de momentos de avaliação registada por escrito (testes e fichas formativas/sumativas) ou sob a forma de trabalhos de investigação, aplicação real (por exemplo a realização de um torneio), trabalhos de grupo e outros.

O importante aquando da escolha da metodologia e instrumentos de avaliação a utilizar é que estes estejam de acordo com a metodologia definida pelo DEFD e aprovada pelo Conselho Pedagógico e que, principalmente, sejam do conhecimento dos alunos aquando do início do processo de avaliação.

Instrumentos de registo

Ficha de avaliação por matéria de ensino: registo da avaliação inicial, formativa e final, das competências/objectivos seleccionados.

Esta ficha permite ainda registar a participação e a evolução do aluno nessa actividade.

Ficha de condição física: Registo dos dados resultantes da aplicação dos testes de condição física em momentos previamente seleccionados.

Ficha de avaliação global: Registo da avaliação e classificação do aluno no final de cada período. Esta ficha deverá conter a apreciação global do aluno, tendo em conta todos os dados recolhidos até ao momento do seu preenchimento (fim do período).

Esta ficha prevê ainda o registo da auto-avaliação do aluno.

A classificação (nível global 1 a 5 no EB ou classificação de 1 a 20 no ES) a atribuir no final de cada período deverá ser encontrado através da conjugação ponderada de todos os parâmetros, conforme definido.

 

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