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Novos professores na escola

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No artigo What Can Be Done to Support New Teachers? relembra-se que não só os alunos que regressam à escola. Também os professores regressam para mais um ano letivo.

What Can Be Done to Support New Teachers?

• Schools are providing support for new teachers in the form of mentoring and induction programmes, but nearly one third of new teachers report a high level of need for professional development around student discipline and behaviour problems.

• Contrary to what is often reported, the schools in which new teachers teach are no different than those of their more experienced colleagues.

• According to the countries surveyed in the Teaching and Learning International Survey (TALIS), new teachers1 spend less time on teaching and learning and more time on classroom management and report lower levels of self-efficacy than experienced teachers.!

E os novos professores? Quem os enquadra e apoia?

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Projecto de norma para as AEC

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Por iniciativa da Direção Geral de Educação (DGE) o Instituto Português da Qualidade (IPQ) constituiu uma Comissão Técnica “Ad-hoc” (CTA 26) para a elaboração de uma norma para as AECs (atividades de enriquecimento familiar) no 1.º ciclo do ensino básico nos agrupamentos de escolas da rede pública.

Estas atividades regulamentadas pelo Decreto-Lei 212/2009 de 3 de setembro (estabelece o regime de contratação de técnicos que asseguram o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico nos agrupamentos de escolas da rede pública) e legislação complementar, nomeadamente o Despacho 8683/2011 (altera o despacho n.º 14460/2008, de 26 de maio, que define as normas a observar no período de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, na oferta das atividades de enriquecimento curricular e de animação e de apoio à família) que altera o Despacho 14460/2008 (regulamento que define o regime de acesso ao apoio financeiro no âmbito do programa das atividades de enriquecimento curricular). Ver mais aqui

Para além das orientações programáticas definidas para as diferentes áreas: Ensino do Inglês - 1.º e 2.º anos, Ensino do Inglês - 3.º e 4.º anos, Ensino da Música e Atividade Física e Desportiva (in site ad DGIDC) que as diferentes entidades promotoras (em 2011/2012) devem seguir lança-se agora para discussão pública o projeto de Norma  “Atividades de Enriquecimento Curricular e de Apoio à Família” que está na fase de inquérito público até ao próximo dia 15 de julho.

Este projeto pode ser consultado e os comentários enviados para o endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Outros sistemas educativos

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Sobre outros sistemas educativos

Compreender melhor outras práticas e realidades educativas. Uma espreitadela em países referenciados como sendo países de sucesso ao nível educativo.

Vídeos em inglês

Na Finlândia

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Guia de Facebook para jovens e SeguraNet

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Facebook para jovens

Com a expansão da utilização das redes sociais importa que educadores e encarregados de educação saibam ajudar os seus alunos e educandos a utilizar em segurança este fenomenal meio de partilha de informação, e é ao nível da partilha de privacidade que importa acolher em segurança os utilizadores destas redes sociais.

Existe informação muito adequada fornecida pelo projeto Seguranet e dirigida a pais, educadores, escolas e alunos. Um dos manuais de apoio, neste caso para os jovens é o Guia de Facebook para jovens.

Como estudar?

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Como estudar?

Um dos pressupostos que nós, docentes e encarregados de educação, partilhamos é justamente pensarmos que os nossos alunos e educandos, compreendem e dominam as técnicas de estudo e sabem organizar o seu tempo e trabalho, de uma forma atempada, organizada e eficaz.

Estamos enganados! Na maioria dos casos não o sabem e/ou não lhes ensinaram tal!

Nos habituais inquéritos de início de ano letivo os alunos fornecem-nos informação relevante como se verifica nos gráficos seguintes onde podemos constatar a opinião dos alunos (exige um estudo mais alargado) sobre o estudo, as atividades na aula, os professores e os fatores de insucesso.

Em anexo apresentamos um guia de apoio ao estudo (no final do artigo) elaborado para apoiar alunos e encarregados de educação.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (guia_estudo_2011.pdf)guia_estudo_2011.pdf[Guia de apoio ao estudo]684 Kb
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