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Key Data on Teachers and School Leaders

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Key Data on Teachers and School Leaders

Foi hoje publicado pela Comissão Europeia um relatório subordinado ao tema: Key Data on Teachers and School Leaders. Este estudo abrange 32 países (Estados-Membros da UE, Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia).

Elaborado para a Comissão pela rede Eurydice, reúne as informações mais recentes sobre os professores e dirigentes escolares, desde a educação pré-escolar ao ensino pós-secundário, incluindo dados relativos à idade, ao sexo, às horas de trabalho e aos salários.

Neste trabalho combinam-se dados e informações provenientes da rede Eurydice, do Eurostat e de estudos internacionais, como o Teaching and Learning International Survey da OCDE (TALIS 2008) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA 2009), com as tendências do estudo Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS 2011), elaborado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educativo.

Melhorar o apoio aos novos professores na UE

 

"Segundo um relatório da Comissão Europeia sobre as condições de trabalho dos professores e dos dirigentes escolares em 32 países, os programas de indução que oferecem apoio e aconselhamento personalizados aos novos professores já são obrigatórios em 15 Estados-Membros da UE (Áustria, Chipre, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Roménia, República Eslovaca, Eslovénia, Suécia e Reino Unido), bem como na Croácia e na Turquia. Embora estes programas variem na forma como são organizados, todos têm por objetivo ajudar na adaptação dos novos professores à atividade docente e reduzir a probabilidade de virem a deixar precocemente esta profissão.

A maioria dos países da UE definiu as competências exigidas aos professores para obterem emprego e progredirem na carreira, que incluem os conhecimentos pedagógicos, o trabalho de equipa, as competências interpessoais e as competências profissionais. Estas «competências-quadro» constituem a base da formação inicial dos professores em todos os países e regiões, exceto oito: Bélgica (Comunidade Ger

manófona), Bulgária, Croácia, República Checa, Finlândia, Islândia, Liechtenstein e República Eslovaca.

A maior parte dos 5 milhões de professores europeus está vinculada contratualmente a um horário de trabalho de, pelo menos, 35 ou 40 horas semanais, incluindo as horas letivas, a disponibilidade para realizar outras tarefas nas instalações escolares e o tempo necessário à preparação e à avaliação. O número de horas ativamente consagrado ao ensino é muito variado: o número é, em geral, mais elevado na educação pré-escolar e diminui nos níveis de ensino mais avançados. No ensino básico e secundário, o número médio é de 20 horas letivas.

Em cerca de um terço dos países europeus, os professores devem permanecer nas instalações escolares durante aproximadamente 30 horas por semana. Não existe nenhuma obrigação de tempo fixo em Portugal, na Suécia, no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte) e na Noruega, tal como no Chipre (nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário) e na Islândia (na educação pré-escolar). Em certos países (Alemanha, Grécia, Espanha, Chipre, Luxemburgo, Malta, Portugal, Roménia e Eslovénia), o número de horas letivas é reduzido após um determinado número de anos de serviço." in press-release da UE (sublinhado nosso)

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