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Education at a Glance 2012

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Education at a Glance 2012 - Relatório OCDE

Foi ontem apresentado o relatório da OECD com os indicadores de educação 2012.

"Portugal investiu muito em dar mais tempo de estudo aos alunos", disse na apresentação do relatório o diretor adjunto para a Educação da OCDE, Andreas Schleicher.

"Mas o aumento do número de alunos por turma piora o nível da educação e Portugal foi o que mais cresceu", salientou este responsável.

Education at a Glance: OECD Indicators is the authoritative source for accurate and relevant information on the state of education around the world. It provides data on the structure, finances, and performance of education systems in OECD member countries as well as inselected non-member countries.

Education at a Glance 2012 | OECD Free preview | Powered by Keepeek Digital Asset Management Solution

Versão PDF aqui

Segundo nota do MEC (via CIREP):

"Foi hoje divulgado o relatório Education at a Glance 2012, realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), com dados relativos ao ano letivo 2009/2010.

O EAG indica que Portugal tem ainda muito a evoluir. O número de horas letivas, superior às dos demais países, não se tem refletido num maior sucesso escolar. O mesmo acontece com o número de alunos por turma, inferior à média da OCDE e ao número mínimo de alunos por turma definido em Portugal no ano de referência. O rácio alunos/professor é muito inferior à média da OCDE, sendo mesmo o mais baixo de todos os países no que respeita ao ensino secundário. No terceiro ciclo, o relatório indica que, entre 2000 e 2010, houve um aumento significativo no custo professor/aluno (ver página 303). Relativamente ao número de alunos no sistema educativo, entre os 5 e os 19 anos, os dados apontam para uma redução entre 2010 e 2015, numa confirmação da tendência já apontada pelo ministério em relação aos últimos anos.

Tal como já se tinha alertado no ano passado que poderia acontecer, a taxa de conclusão no ensino secundário em Portugal atinge um valor superior a 100 por cento devido à forma como é calculada. O valor de 104 por cento, no entanto, só é possível de atingir por causa do processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC). Se considerarmos apenas os alunos com idades inferiores a 25 anos, este valor diminui para 67% – um dos mais reduzidos de entre os países com informação disponível, abaixo da média da OCDE. Este número reforça a necessidade de apostar na qualificação real dos portugueses, e não em programas cujo impacto na empregabilidade e no vencimento é muito reduzido.

No Ensino Superior, o relatório indica alguns bons resultados que têm sido obtidos. A taxa de conclusão das licenciaturas aumentou de 15 por cento em 1995 para 40 por cento em 2010. Este último valor está um pouco acima da média da OCDE, que é de 39 por cento. A população entre os 26 e os 64 anos que concluiu o Ensino Superior ganha em média mais que o dobro do que a população com qualificações mais baixas – uma diferença superior à média da OCDE. Já os homens que concluíram o ensino secundário têm durante a sua vida ganhos gerais superiores em 200 mil dólares em comparação com outros com qualificação inferior.

Os dados apresentados no relatório serão exaustivamente avaliados pelo Ministério da Educação e Ciência, e serão tidos em conta na definição da política educativa." (sublinhado nosso)

 

Ver também Education at a Glance 2012 - Highlights que pode ser adquirida a versão em papel na biblioteca online da OCDE aqui

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