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Educação é para todos...

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Desporto Escolar

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Para que serve o desporto escolar?

Acreditando no programa de desporto escolar em vigor (Programa 2009-2013), o desporto escolar (DE) "...é uma área transversal da Educação com impacto em diversas áreas sociais.

É um instrumento essencial na promoção da saúde, na inclusão e integração social, na promoção do desporto e no combate ao insucesso e abandono escolar.

Pretende-se que seja implementado de forma efectiva em todas as escolas e acessível a todos os aluno." in pág. 3 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

Neste sentido o projeto de desporto escolar "... deve integrar-se, de forma articulada e continuada, noi conjunto dos objectivos gerais e específicos do seu Projecto Educativo e constituir-se como parte integrante do Plano de Actividades das Escolas." realçando nós, que "Todas as escolas têm de garantir, obrigatoriamente, a oferta de actividades do Desporto Escolar aos seus alunos, proporcionando-lhes oportunidades de prática desportiva regular, para além da disciplina curricular de Educação Física. in pág. 8 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

 

A actividade interna e externa do Desporto Escolar é de oferta obrigatória em todas as escolas e terá de fazer parte do seu projecto pedagógico.

Trata-se de um direito que todos os alunos têm à prática de actividade física e desporto, como forma de complementar a sua formação integral como cidadãos." in págs. 8 e 9 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

 

O Clube de Desporto Escolar (CDE) com diferentes possibilidades organizativas, é normalmente constituido, pela direção, docentes, alunos praticantes e outros que voluntariamente o queiram integrar.

 

Na prossecução dos princípios do DE, os órgaãos de direção e gestão das escolas, em consonância com os docentes de educação física, devem providenciar as condições para a criação e organizqação dos CDE, devendo o projeto de DE ser parte integrante do projeto educativo e do plano de atividades da escola.

"Na medida do possível, os Órgãos de Gestão e administração dos estabelecimentos de ensino devem, na preparação dos respectivos horários, consagrar uma manhã ou uma  tarde semanal à prática desportiva, indeopendentemente das outras actividades decorrentes do Clube de Desporto Escolar e sem prejudicar a actividade curricular, designadamente os horários de Educação Física." in pág. 14 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

A atividade interna (AI) que se entende como sendo "... o conjunto de actividades físico-desportivas enquadradas no Plano Anual de Escola, desenvolvidas pelo grupo/departamento de Educação Física, sob a responsabilidade do Coordenador do Desoporto Escolar e implementadas pelo CDE." in pág. 15 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013, ocorre regularmente em horário semnal, ao longo de todo o ano, de forma a abranger todas as turmas de escola, incluindo-se nestas os campeonatos/torneios internos (inter-turmas), o corta-mato, os dias ou semnas de modalidade, a formação de dirigentes, monitores e juízes-árbitros, as atividades para alunos com necessidades educativas especiais, o projeto Escola Pessoa Activa e podendo contemplar ainda os seguintes projetos, quando devidamente aprovados e enquadrados no projeto de desporto escolar da escola, tais como o MegaSprinter, Compal Air 3x3, o Gira-Volei, o Nestum Rugby Escolar, o Tri-Escola, etc.

"O Plano de Actividade Interna, apresentado por cada Escola, deverá conter, no mínimo, uma actividade de modalidade colectiva e outra de modalidade individual, por período lectivo." in pág. 16 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

A actividade externa (AE) "... deverá ser entendida como toda a actividade desportiva desenvolvida no âmbito das diversas vertentes do CDE (grupos/equipa) através da participação em Encontros Inter-Escolas, de carácter competitivo (visando o apuramento selectivo - Campeonatos Regionais, Nacionais e Internacionais) ou de carácter não competitivo (Encontros/Convívios)." in pág. 16 do Programa de Desporto Escolar 2009-2013.

De acordo com estes pressupostos, as escolas apresentam a sua candidatura numa base plurianual, comprometendo-se interna e externamente neste importante vector dos seus projetos educativos.

Os grupos/equipas, de acordo com os normativos específicos das diferentes modalidades organizam-se, normalmente em escalões etários e participam nas diferentes atividades de preparação (treino, formação, etc) e de competição ou convívio desportivo.

Em paralelo, diferentes federações desportivas, percebendo o valor educativo e formativo do desporto escolar elaboraram diferentes parcerias e protocolos usufruindo das virtuosidades do desporto escolar.

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