School.FernandoTavares

Educação é para todos...

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Dados sobre o ensino de línguas estrangeiras na escola

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Key Data on Teaching Languages at School in Europe 2012 - Eurydice

Este novo relatório da Eurydice, fornece-nos um conjunto de dados que permite retratar o sistema de ensino das línguas nas escolas de 32 países europeus, com destaque para o ensino das línguas estrangeiras.

O relatório combina análises estatísticas com informação qualitativa para descrever o contexto e organização do ensino das línguas estrangeiras, nível de participação dos estudantes e a formação inicial e contínua dos professores de línguas estrangeiras.

Para nos fornecer um retrato da situação atual, o relatório é profusamente ilustrado com gráficos e imagens que nos permitem comparar, ao longo dos últimos anos, a evolução do ensino das línguas estrangeiras.

Portugal é dos países que mais cedo oferece o ensino da primeira língua estrangeira.

Ver o relatório aqui (PDF em EN)

Actualizado em Terça, 16 Outubro 2012 07:28

Calendário escolar na EU

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Os diferentes países da União Europeia tem diferentes calendários escolares organizados de acordo com as especificidades locais embora no geral comecem as aulas durante o mês de setembro.

Algumas exceções como a Dinamarca onde os jovens começam as aulas a 15 de agosto.

Podemos verificar aqui qual o calendário escolar nos diferentes países para o ano letivo de 2012-2013.

Actualizado em Sexta, 07 Setembro 2012 21:55

Avaliação em Portugal (estudo da OCDE)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estudo da OCDE sobre a educação em Portugal, revela que o ensino e a avaliação continuam muito centrados nas classificações e pouco na participação dos alunos na sua avaliação formativa e regulação da aprendizagem.

De acordo com as declarações do coordenador do trabalho, Paulo Santiago, ao Público "Uma prioridade deverá ser a redução do 'chumbo' como prática pedagógica porque não se centra no objectivo de melhorar a aprendizagem do aluno e pode ter efeitos muito negativos para o aluno (auto-estima, estigmatização, maior probabilidade de abandono do sistema de ensino, etc.)".

Ainda segundo, os autores, é necessário colocar maior ênfase na função de melhoria das práticas avaliativas, reduzindo a excessiva atenção dada à avaliação sumativa dos alunos, as chamadas "notas".

Uma nota importante da reportagem do Público: "...Os professores ouvidos reconhecem a "obsessiva atenção" dada aos resultados dos alunos, nomeadamente nos exames. Esta revela-se na construção de rankings pela comunicação social; na prática na sala de aula dominada pela preparação para as provas escritas; e na qualidade do ensino estar equiparada à qualidade dos resultados dos estudantes. "

Actualizado em Quinta, 12 Abril 2012 17:15

Outros sistemas educativos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Sobre outros sistemas educativos

Compreender melhor outras práticas e realidades educativas. Uma espreitadela em países referenciados como sendo países de sucesso ao nível educativo.

Vídeos em inglês

Na Finlândia

Actualizado em Terça, 01 Maio 2012 17:58 Continuar...

Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century - LESSONS FROM AROUND THE WORLD

Este estudo foi publicado pela OCDE em  Nova Iorque, EUA no âmbito do 2012 International Summit on the Teaching Profession, promovido por esta organização,no qual se verifica que os professores viram as horas letivas aumentar, entre 2000 e 2009.

No que respeita ao horário de trabalho, os professores portugueses situam-se acima da média da OCDE.

Comentários sobre uma primeira leitura deste relatório em Público.PT - Educação.

Para aceder ao documento clique aqui

Actualizado em Terça, 20 Maio 2014 16:38

Pág. 5 de 7

Sobre o site

Novos visitantes hoje:7
Novos visitantes ontem:7
Visitantes44055
Visualizações hoje:484
Total de visualizações:622589
Desde:2011-10-24

Visitante atual

United States

Unknown Bot
Your IP: 34.236.153.51

Quem está Online

Temos 39 visitantes em linha

Onde estão?

You are here Categoria do blog
Copyright © 2018 www.school.fernandotavares.com.pt. Todos os direitos reservados. Designed by JoomlArt.com. Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.