School.FernandoTavares

Educação é para todos...

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Avaliação em Portugal (estudo da OCDE)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estudo da OCDE sobre a educação em Portugal, revela que o ensino e a avaliação continuam muito centrados nas classificações e pouco na participação dos alunos na sua avaliação formativa e regulação da aprendizagem.

De acordo com as declarações do coordenador do trabalho, Paulo Santiago, ao Público "Uma prioridade deverá ser a redução do 'chumbo' como prática pedagógica porque não se centra no objectivo de melhorar a aprendizagem do aluno e pode ter efeitos muito negativos para o aluno (auto-estima, estigmatização, maior probabilidade de abandono do sistema de ensino, etc.)".

Ainda segundo, os autores, é necessário colocar maior ênfase na função de melhoria das práticas avaliativas, reduzindo a excessiva atenção dada à avaliação sumativa dos alunos, as chamadas "notas".

Uma nota importante da reportagem do Público: "...Os professores ouvidos reconhecem a "obsessiva atenção" dada aos resultados dos alunos, nomeadamente nos exames. Esta revela-se na construção de rankings pela comunicação social; na prática na sala de aula dominada pela preparação para as provas escritas; e na qualidade do ensino estar equiparada à qualidade dos resultados dos estudantes. "

Sobre o site

Novos visitantes hoje:0
Novos visitantes ontem:7
Visitantes43381
Visualizações hoje:221
Total de visualizações:583362
Desde:2011-10-24

Visitante atual

United States

Unknown Bot
Your IP: 54.166.203.17

Quem está Online

Temos 39 visitantes em linha

Onde estão?

You are here Categoria do blog Avaliação em Portugal (estudo da OCDE)
Copyright © 2018 www.school.fernandotavares.com.pt. Todos os direitos reservados. Designed by JoomlArt.com. Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.